História da fotografia: Onde surgiu e como a fotografia evoluiu

A fotografia percorreu um longo caminho para tomar a forma como conhecemos atualmente. Em quase 200 anos, a câmera evoluiu de uma caixa simples que tirava fotos rudimentares para a tecnologia moderna das câmeras DSLRs e smartphones.

A história da fotografia é repleta de detalhes. No entanto, vamos destacar os principais acontecimentos em relação à sétima arte. O conceito básico de fotografia existe desde o século V AC. Mas foi no século XI que um cientista iraquiano desenvolveu uma câmera escura. Esse objeto, contudo, não registrava imagens, apenas as projetava em outra superfície – e de cabeça para baixo.

A fotografia, como a conhecemos hoje, começou no final da década de 1830 na França. Joseph Nicéphore Niépce usou uma câmera escura portátil para expor uma placa de estanho revestida com betume à luz. Esta é a primeira imagem gravada que não desapareceu rapidamente. 

O sucesso de Niépce culminou em diversas experiências, fazendo a fotografia progredir muito rapidamente. Daguerreótipos, placas de emulsão e placas úmidas foram desenvolvidos quase simultaneamente em meados do século XIX. 

A popularização da fotografia

A fotografia era apenas para profissionais e pessoas de classe alta até que George Eastman fundou a empresa Kodak na década de 1880.

Então, Eastman criou um filme de rolo flexível que não exigia a troca constante das placas sólidas. Logo, isso permitiu o desenvolvimento de uma câmera de caixa independente, que continha 100 exposições de filme. Além disso, a câmera tinha uma pequena e única lente, sem ajuste de foco.

O consumidor tirava fotos e mandava a câmera de volta para a fábrica para a posterior revelação do filme e elaboração das impressões, assim como as modernas câmeras descartáveis. Esta foi a primeira câmera com custo acessível para pessoas que não fossem profissionais na arte fotográfica.

Por volta de 1930, muitos fotógrafos usavam pequenas câmeras de 35 mm para captar imagens do cotidiano, em vez de retratos encenados. Quando a Segunda Guerra Mundial começou em 1939, muitos fotojornalistas adotaram esse estilo.

Polaroid

Ao mesmo tempo, em que as câmeras de 35 mm estavam se tornando populares, a Polaroid lançou o Modelo 95. O Modelo 95 usava um processo químico secreto com o propósito de revelar o filme dentro da câmera em menos de um minuto. 

História da fotografia no Brasil

A sétima arte chegou ao Brasil pelas mãos de Hercule Florence. O pintor e naturalista francês veio para o país sula-americano por volta de 1824. Durante o tempo que morou em solo brasileiro, Florence realizou muitos experimentos, tendo sucesso em um deles, quando, em 1833, registrou uma cena.

Em um documento, o francês revelou sua metodologia para registrar a cena: ele fixou imagens na câmera escura, usando a ação da luz. 

Evolução da fotografia: Das primeiras experiências à era digital

Até o final do século XIX, a principal função da fotografia era documentar os acontecimentos, porém, no início do século XX a arte passou a ter maior destaque na década de 1940.

Então, surgiu a fotografia artística, sendo elevada com nova proposta abstracionista por fotógrafos como Geraldo de Barros. Nos anos 1950 , a foto passou a ser um elemento essencial no mercado editorial. Inclusive, muitas revistas especializadas foram criadas para debater a temática das fotos. 

A fotografia nos dias de hoje

Não somente a produção fotográfica evoluiu como também os equipamentos se modernizaram. Atualmente, além das fotos produzidas por terceiros, a “selfie” marca um novo estilo de registrar cenas. 

A digitalização das fotos e a edição com softwares específicos aumentam ainda mais a qualidade do resultado final de um projeto fotográfico.

Benefícios que um fotógrafo traz para a sua festa de casamento

O casamento é um acontecimento marcante na vida de um casal. Por isso, é essencial registrar todos os momentos, que ficarão eternizados através de imagens estáticas e vídeos. 

Mas mesmo tendo a vontade (ou necessidade) de eternizar o dia especial do casal, muitas pessoas questionam se precisam, de fato, contratar um profissional especializado.

Você poderá encontrar um profissional para capturar seu dia perfeito. Podemos dizer que existem inúmeros benefícios em contratar um fotógrafo de casamento experiente. 

Experiência para capturar os melhores ângulos

Diferentemente dos convidados, que fotografam imagens de forma aleatória, os fotógrafos de casamento profissionais sabem como uma câmera funciona e o que torna uma foto impressionante.

Portanto, não basta apenas ter um bom equipamento nas mãos. O fator diferencial, no caso, é a visão do profissional e sua capacidade de capturar os melhores ângulos. Os profissionais sabem trabalhar com diferentes situações de iluminação, principalmente ao fotografar ao ar livre.

Comunicação

Os fotógrafos mantêm constante comunicação com o casal durante a preparação para o casamento. Todos os cenários e movimentos são combinados, de modo que o resultado final seja o mais próximo do imaginado pelos noivos. 

Equipamento

Os smartphones evoluíram muito em termos de tecnologia para fotografia. As câmeras dos celulares são potentes e registram as imagens com alta resolução. Mas ainda não são capazes de atingir a mesma qualidade de uma câmera DSLR. 

Além disso, os fotógrafos de casamento profissionais tratam as fotografias em programas de edição de alta performance.

Com quais tipos de fotografias trabalhamos? 

A Daniel Sasso fotografia tem grande expertise em fotografias tradicionais e no estilo Fotografia Alumiô

Fotografia de Casamento Tradicional

Ainda que existam muitos estilos fotográficos inovadores, muitos casais ainda prezam pelo estilo tradicional de fotografia de casamento. Por isso, oferecemos esse serviço com alta qualidade e originalidade.

Foto do Rodrigo colocando a aliança nas mãos da Catarina

Fotografia em Estilo Alumiô

A Fotografia em estilo Alumiô é caracterizada por imagens repletas de ruídos e um certo toque rústico, meio “gasto”. Com toda a certeza é uma  alternativa para casais que desejam explorar mais possibilidades estéticas, saindo das fotografias mais convencionais de casamento.

Foto alumiô entre Seila e Matias se beijando

Curiosidades sobre a fotografia

Muitos fatos curiosos marcam a história da fotografia no Brasil e no mundo. Confira alguns deles! 

  • A primeira imagem fotografada no Brasil mostra como cenário o Paço da Cidade, no Rio de Janeiro. O francês Louis Compte foi o responsável pelo registro. 
  • Em 1975, Steven Sasson inventou a primeira câmera digital do mundo. Ele estava trabalhando na Eastman Kodak na época.
  • Em 1861, Thomas Sutton sugeriu o processo para criar a primeira imagem colorida do mundo. O resultado da sobreposição de três imagens separadas de filtros vermelho, verde e azul. Estes foram então projetados em uma placa fotossensível com os filtros correspondentes.
  • O daguerreótipo foi um processo fotográfico criado por Louis-Jacques-Mande Daguerre. Todo o processo do início ao fim foi muito complicado. Mas sem ela, não estaríamos onde estamos hoje. Foi o primeiro dispositivo de captura de imagem.
  • D. Pedro II foi um apaixonado por fotografia. Seu interesse pela arte era tão grande que ele patrocinava outras pessoas.

Gostou do conteúdo? Acompanhe nosso blog e conheça mais sobre o trabalho fotográfico de Daniel Sasso!