FOTOGRAFIA: QUAL É A SUA IMPORTÂNCIA PARA O MARKETING DIGITAL? 

Na internet, a Fotografia para Marketing Digital é como as pessoas se conectam com os produtos e pessoas. Independente se você trabalha com produto ou serviço, boas fotos indicam profissionalismo e causam uma ótima impressão no público. Uma empresa ainda mais profissional, consegue criar as próprias imagens. 

Neste post, você vai entender o básico sobre a Fotografia para Marketing Digital. Continue lendo e descubra a sua importância, que imagens usar em cada canal, dicas de fotos e equipamentos necessários. 

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Foto de um objeto em formato de gato na cor rosa com um fundo amarelo. Fotografia para marketing digital

POR QUE A FOTOGRAFIA É TÃO IMPORTANTE PARA O MARKETING? 

Não importa qual é o seu nicho que sua empresa, boas fotos são essenciais para o sucesso. No caso de vendas, essa relação é simples, já que imagens ajudam o público a se aproximar de produtos, entender seu uso e suas qualidades. 

Caso você preste serviços, tudo é questão de percepção da marca. Por isso, pessoas e empresas contratam quem demonstra autoridade, o que significa que fotos de péssima qualidade são uma forma certeira de afastar clientes. 

Nas redes sociais, fotografias para marketing digital chamam a atenção, ajudam a empresa a viralizar, aumentando muito organicamente o alcance da marca. Tudo parte do comportamento do consumidor. 

O público é cada vez mais sedento por informações rápidas. Ou seja, ele quer consumir muita informação, da forma mais eficiente possível. Por isso, as fotografias são essenciais, já que o ser humano é muito visual. Apenas ao bater o olho em uma imagem, nosso cérebro já capta bastante informação. 

Foto de diversas bolachas de diversas cores. Fotografia para marketing digital

QUAL FOTO USAR EM CADA CANAL? 

Para otimizar as Fotografia para Marketing Digital, confira como usá-las em cada um dos canais mais comuns. 

REDES SOCIAIS

Redes sociais são sinônimo de velocidade. Você tem muito pouco tempo para capturar a atenção de uma pessoa quando ela navega no Facebook ou no Instagram. Portanto, foque sempre no ponto mais interessante da imagem, sem hesitar. 

SITE DA EMPRESA

Nos sites corporativos, fotos de pessoas tendem a funcionar muito bem. Quem está conhecendo uma empresa, gosta de ver as pessoas que estão por trás dela. Pense nas sensações que você quer que sua marca transmita, como confiança, segurança, comprometimento e faça delas o destaque da imagem.  

BLOG

Quem visita um blog, quase certamente está buscando informações. Em relação às imagens, existem diversas que compõem um blog post, desde a imagem no topo, até aquelas que ilustram o que é dito. Nesse caso, o foco da imagem é a informação. Traga imagens que complementam o que é dito no post, sem repetir, de maneira simples e direta. 

E-COMMERCE

De todos os canais de marketing digital, o e-commerce provavelmente é o mais impactado pelas fotografias, já que elas afetam diretamente as vendas. Como mencionamos acima, o foco é no produto, o que significa que ele deve não somente ser o centro de todas as atenções, mas que a foto deve ser composta para mostrar suas maiores qualidades. 

Foto de Algo com o formato de um banco branco. Fotografia para marketing digital

COMO TIRAR BOAS FOTOS? 

Felizmente, tirar fotos de qualidade hoje em dia não é um desafio. Afinal, todo mundo tem uma câmera potente o suficiente no bolso o tempo todo. Mas, algumas dicas podem melhorar muito suas fotografias para marketing digital. 

ENCONTRE OS MELHORES ÂNGULOS

Apesar de uma dica simples, ela não é exatamente fácil. Dificilmente você acertará o ângulo de primeira, por isso, não hesite em experimentar até encontrar os ângulos ótimos. Lembre-se, que fotografar de baixo para cima dá uma sensação de inferioridade ao objeto fotografado. 

COMPONHA A IMAGEM 

É sempre importante lembrar que existe muito mais na foto do que apenas o objeto que está em cena. Antes de fotografar, visualize o enquadramento, de modo que não tenham objetos estranhos. Procure garantir que a linha do horizonte esteja reta. 

Uma dica profissional bem simples é usar a regra dos terços. Para isso, você divide a imagem em três pontos, vertical e horizontalmente, posicionando o objeto da foto em um dos pontos. 

CAPRICHE NA ILUMINAÇÃO

Foto é luz, o que significa que esse cuidado pode quebrar totalmente uma imagem. O ideal é usar o máximo de luz natural possível, complementando quando necessário com a luz artificial. Se você quiser um efeito diferente pode aproveitar a “hora dourada”. Esse é o momento em que o sol está se pondo, causando um efeito dourado. 

OBSERVE A FOTOMETRIA

Essa é a medição da quantidade de luz que entra na câmera. Por definição, as câmeras vem com essa funcionalidade automática, mas você pode e deve brincar com ela. É um jogo de equilíbrio, já que muita luz estoura a imagem, enquanto pouca a torna difícil de ver. Experimente ferramentas como o ISO, diafragma e obturador para deixar entrar a luz do modo ideal. 

NÃO ESQUEÇA DA PÓS-PRODUÇÃO

Uma boa edição não faz milagre, mas chega perto. Existem diversos programas de edição de fotos no mercado e eles permitem um grande controle sobre elas. Dificilmente elas salvarão uma imagem que não tem salvação, mas podem transformar imagens belas em incríveis. 

Par de chinelos azuis sobre superfície vermelha. Fotografia para marketing digital

QUAIS OS EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS? 

Para fazer Fotografia para Marketing Digital, além das dicas acima, os equipamentos também são essenciais para tirar boas fotos. Confira os principais: 

CÂMERA

É claro que o ideal é comprar uma câmera profissional, mas nem sempre isso é necessário. Os smartphones têm ótimas câmeras, permitindo que você tire ótimas fotos com algo que você já tem no bolso. Porém, em negócios como o e-commerce, vale a justificativa. 

TRIPÉ

Esse equipamento não pode faltar, independente de qual seja seu segmento ou câmera. Afinal, fotos tremidas ou borradas afastam qualquer cliente. Além disso, o tripé permite que você brinque com as configurações mais facilmente, já que o celular terá mais estabilidade. 

LENTES

Diferentes tipos de lentes são usadas para os mais variados segmentos. Por exemplo, para o setor imobiliário é preciso usar uma grande angular, de modo a capturar bem todo o cômodo. Pesquise bem qual tipo de lente se adequa a sua necessidade. 

FLASH DEDICADO

Esse item parece supérfluo, visto que as câmeras já vem com flash. Porém, como esse tipo de flash é portátil, você pode angular para a luz ficar mais suave, ou para que ela seja rebatida no teto ou em uma parede. 

REBATEDOR

Contudo, nem sempre é possível confiar que as paredes refletem a luz da forma correta. Portanto, o rebatedor também pode ajudar você a ter mais controle sobre a iluminação da foto. 

Como deu para perceber, as Fotografia para Marketing Digital são essenciais para ter sucesso. Felizmente, elas também não são um desafio tão grande, por conta do avanço da tecnologia e do conhecimento. Portanto, pratique bastante para encontrar as fotografias ideais.

Veja mais alguns imagens para marketing digital e e-commerce nesse link

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